Sem categoria

10 Conselhos e Dicas para um Fotógrafo amador.

1 – Vergonha é para os fracos.

Você pegou sua câmera, esteja pronto para a guerra. Fotógrafo não tem vergonha, não tem pudor, tem que estar preparado para saltar no meio da multidão, para ousar, para tirar fotos de pessoas ou animais transando no meio da rua. Quem liga? Você deixou a vergonha quando pegou sua câmera, é igual calcinha, tirou? Já foi.

Dica: faça cartões e tenha um site. Dê o cartão para a pessoa que você tirou foto, fale para ela ir visitar seu site e ver a foto dela. Isso faz com que você crie nome e quem sabe clientela. Se ela não gostar, apague e siga seu rumo.

2 – Amor próprio não existe.

Você não vai para um desfile de moda, você não tem que estar bonito para tirar fotos e você pode se machucar. Tem lama? Pisa na lama. Tem que se jogar? Se joga. Ralou a perna? Passa remédio. Se você quer bons resultados em algum momento vai encarar natureza, vento, sujeira e quem sabe visões poucos legais. Você pode chorar com aquela foto triste, mas só depois, com a câmera você tem olhar e percepção, mas não sentimentos.

Dica: Use roupas leves e respire fundo.

3 – Deixa a preguiça de lado.

“Nossa, isso daria uma foto linda, mas a câmera está no carro…” Não tem dessa não, vá buscar.Você vai tirar milhares de fotos, poucas serão boas. E aquele momento que você achou que daria uma boa foto pode dar a foto da sua vida.

Dica: tenha suas câmeras pesadas e boas, mas tenha uma pequena razoável sempre.

4 – Você vê com a nuca, também.

Percepção é o truque. Não se apegue só à visão que você tem, esteja ligado a tudo que está acontecendo. Raramente aquela foto boa vai se jogar no seu campo de visão, abaixe, veja o ângulo, pule, corra, mude tudo, preste atenção à ruídos e ao tempo.

Dica: tenha o 4° olho, o da nuca, reflexo e percepção é tudo.

5 – Olhar viciado

Depois de um tempo fotografando você ganha vícios: tirar foto sempre de pés, de coisas isoladas, cores únicas, mesmas posições ECT. Isso é legal, pode virar sua marca, mas não se apegue. Isso te limita. Preste atenção se você não ganhou o olhar viciado, captando sempre as mesmas coisas e esquecendo-se de outras.

Dica: tire foto de coisas inúteis também.

6 – Foco, a câmera tem e você também.

Não é porque sua câmera tem foco que você tem que esquecer que seu olho também tem. Aprenda a tirar fotos focando na sua cabeça e só depois usando a câmera. Isso te ajuda muito.

Dica: sente na praça e fique focando as coisas, mentalmente tirando fotos. Você pode parecer um doido, mas quem se importa?

7 – Aprenda sobre os botões.

Aquele momento que você vai tirar uma foto rápida e aperta o botão errado… Não, não faça isso pelo amor de Deus. Aprenda cada botão da sua câmera, cada efeito, saiba o tempo, saiba focar as coisas rápidamente, saiba tudo! Ela é extensão do seu braço com cérebro e olho, você TEM que saber como ela funciona.

Dica: leia o manual, leia sites, peça ajuda, descubra por si mesmo com o risco de desregular ela. Aprenda.

8 – Milhares, sempre.

Não fique esperando a foto perfeita. Vá tirando fotos, tire muitas. Depois coloque tudo na sua frente. Você vai ver que você tirou fotos maravilhosas sem nem perceber.

Dica: cartão de memória sempre e bateria.

9 – É como escolher camisinha, cada um tem seu tamanho.

Não adianta você comprar uma câmera enorme se sua mão é pequena e vice e versa. Não adianta você gastar rios de dinheiro com lentes e lentes se você não vai usar. Não peça ajuda na hora de comprar, isso tem que ser algo seu. Estude, peça dicas, pesquise. Escolha você mesmo. Só você sabe o tamanho do seu bolso e o que encaixa no seu corpo. Ela será sua parceira, saiba escolher.

Dica: faça cursos baratos, procure amigos da área e use a internet ao seu favor: fóruns e sites sérios sempre ajudam.

10 – Um casamento sem divorcio.

Se você já ama, vai amar mais ainda. Se você não ama, não tente. Se você quer amar, provável que não consiga. Não caia no tédio, sempre esteja estudando e procurando inovações. Vai ter momentos ruins, fotos que vão te fazer chorar, outras lindas como um pôr do sol na praia. Antes de tudo: tem que ser divertido, prazeroso e te fazer bem. Forçado não vai.

Dica: Viva.

Anúncios

7 pensamentos sobre “10 Conselhos e Dicas para um Fotógrafo amador.

  1. Primeiramente tenho muito a agradecer pelas dicas, gosto de fotografias, mas tenho vergonha de tira-las.
    Comprei ja ha 3 anos uma HP photosmart R967 10 megps, adorei a maquina e hoje frente ao computador, resolvi pesquisar sobre fotos e resolvi fazer uso de meus investimentos.
    Ja tenho varias fotos e o que mais gosto de fotografar é sem duvidas, carros e maquinas.
    Novamente obrigado, e gostaria de receber dicas sobre minha maquina e meus focos.

  2. Muito Bom .! Adoro fotografar só que não uma camera boa estou querendo compra uma KODAK Z990 .. pelo o que eu li ela e muito boa, e tambem cabe no meu bolso por enquanto.!

    Parabens, e vlw pelas dicas.!

  3. Pingback: fotografoamador.net.br | O fotógrafo e o esporte fotográfico